O Instituto de Estudos Avançados em Humanidades (IEAHu) informa que estão abertas as inscrições para a disciplina eletiva "Travessia e ato poético", que será ministrada pelo Prof. Arturo Chicano (Escuela de Arquitectura y Diseño, PUC-Valparaíso, Chile).
Os alunos de todos os Programas de Pós-graduação da PUC-Rio estão convidados a se inscreverem. A disciplina será oferecida no formato de minicurso presencial gratuito e terá carga horária total de 15 horas. Os discentes que obtiverem pelo menos 75% de presença poderão receber um (01) crédito. As aulas serão ministradas em espanhol e há disponibilidade para 20 vagas.
O minicurso está organizado em cinco encontros às 5as-feiras, das 13 às 16 horas, nos dias 04, 11, 18, 25/05 e 01/06/2023, na sala 501-8, localizada nas instalações da Cátedra Cardeal Carlo Martini (CCMM), no 5º. andar do prédio Leme, dentro do Departamento de Química (DEQM).
As inscrições podem ser enviadas até, às 17h, do dia 02 de maio para o e-mail sheila.durao@puc-rio.br.
---
. Travessia e ato poético (CTH3108 - Tópicos Especiais em Ciências Humanas VI – 01 crédito | sem pré-requisito): o curso estrutura-se em torno da prática da Travessia, desenvolvida na Escuela de Arquitectura y Diseño da PUC de Valparaíso, no Chile. As travessias são viagens poéticas que percorrem o continente sul-americano, empreendidas anualmente por professores e alunos da Escuela, culminando em um ato poético. O curso propõe realizar uma pequena Travessia dentro do espaço da cidade do Rio de Janeiro, que será também uma viagem através de (no mínimo) duas línguas, dois modos de nomear; uma língua do Pacífico, outra do Atlântico. Partindo da impossibilidade fundamental do encontro, da compreensão e do compartilhamento entre diferentes línguas, o curso é também uma tentativa de dialogar com esse impossível.
. Arturo Chicano é artista plástico, designer e ex Vice-Reitor de Desenvolvimento da PUC de Valparaíso no Chile, onde atua há 30 anos como professor da conhecida Escuela de Arquitectura y Diseño (e[ad]), refundada na década de 1950 por arquitetos e poetas integrantes do movimento sul-americano de arquitetura poética. Desde 1990 é membro do Grupo Ciudad Abierta e participa desde 1986 da pesquisa coletiva e vivência acadêmica Travesia por el Continente Americano, inspirado na criação poética coletiva Amereida. É doutor em Design pelo PPG Design da PUC-Rio e membro do grupo Barthes de pesquisas em estético-políticas dos corpos no design.
---