A Rede Jean Monnet Crisis-Equity-Democracy for Europe and Latin America foi escolhida para receber cofinanciamento do Programa ERASMUS+, da Comissão Europeia. Coordenada, atualmente, por docentes do Instituto de Relações Internacionais (IRI) da PUC-Rio, seu objetivo é fomentar debates entre especialistas e a sociedade sobre as respostas políticas de ambas as regiões à crise global financeira de 2008 e seus impactos distributivos e sobre a democracia, além de estimular o diálogo e a cooperação dentro da parceria estratégica entre a União Europeia e a CELAC.
– A Rede Jean Monnet Crisis-Equity-Democracy for Europe and Latin America foi criada em 2016 inclui sete instituições e 21 pesquisadores; eu comecei a participar de suas atividades como pesquisadora e, atualmente, na segunda etapa do projeto, somos coordenadores, explica a professora Andrea Ribeiro Hoffmann, do IRI.
A rede envolve especialistas das áreas de ciências sociais lidando com questões econômicas, políticas e regulatórias relacionadas ao impacto da crise de 2008. Segundo Andrea, a submissão foi realizada antes da pandemia da Covid-19, mas sua influência nesses processos será incorporada aos estudos e trabalhos.
Consulte aqui a matéria completa elaborada por Renata Ratton, Assessora de Comunicação, da Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos.